Blog
Selecionamos os melhores conteúdos desenvolvidos por nossos especialistas para ajudar você com as melhores dicas e tendências em decoração. Veja a seguir!
Como escolher a tinta certa para paredes e outras superfícies?
Quando pensamos na tinta certa para pintar um ambiente, vários fatores podem influenciar na escolha, principalmente porque existem diferenças entre as superfícies que costumam ser pintadas.
A melhor tinta, portanto, é aquela que mais se adequa a sua necessidade, por exemplo: o tipo de material, se o ambiente é interno ou externo, qual o acabamento desejado, entre outros detalhes.
Continue a leitura para conhecer melhor quais fatores podem influenciar nessa escolha.
Fatores que influenciam na escolha da tinta
Como citado anteriormente, alguns fatores podem influenciar na escolha da tinta, entre os principais fatores estão:
A superfície que será pintada
Um dos principais fatores que influenciam na escolha da tinta é a superfície e acabamento que você vai utilizar para pintar, por exemplo, uma parede com maiores imperfeições, o ideal seria utilizar uma tinta fosca, pois o acabamento ajuda a disfarçar as imperfeições.
Nesse caso em específico o melhor a se fazer é consultar um especialista em tintas para poder auxiliar nessa escolha.
Acabamento da tinta
Existem vários tipos de acabamento e eles variam de acordo com cada produto escolhido, porém, existem três principais tipos, o acabamento semi-brilho, acabamento acetinado e o acabamento fosco, que funcionam da seguinte forma:
Acabamento semi-brilho:
Esse acabamento é conhecido por dar maior intensidade e brilho nas cores, deixando a superfície pintada brilhante e lisa.
Acabamento Acetinado
O acabamento acetinado é reconhecido pela sofisticação que proporciona aos ambientes, deixando as paredes parecidas com uma seda e trazendo facilidade na hora de limpá-las.
Acabamento Fosco
Já o acabamento fosco não tem brilho, por esse motivo ele é uma das melhores opções para disfarçar as imperfeições e ondulações nas paredes.
Área a ser pintada
Um dos fatores mais importantes ao definir a tinta é a área que será pintada, afinal, existem tintas específicas para áreas externas e internas.
Por exemplo, as tintas para ambientes internos costumam ter uma menor resistência contra a ação do tempo, já as tintas para ambientes externos possuem foco maior na proteção da pintura contra umidade, chuva e outras ações do tempo.
Lavabilidade
Por fim, temos o fator da lavabilidade. Existem tintas que costumam ser mais fáceis de limpar que outras, principalmente por serem projetadas e terem tecnologia avançada para isso.
O fator brilho é o que costuma diferenciar no nível de lavabilidade das tintas, pois, quanto maior o brilho em um acabamento maior será a facilidade de limpeza, pois a sujeira não adere profundamente em superfícies muito lisas;
Em uma ordem de lavabilidade temos:
- Tintas com acabamento semi-brilho;
- Tintas com acabamento acetinado;
- E tintas com acabamento fosco;
Além das tintas com acabamento com maior brilho também temos as tintas com tecnologia específica para facilitar na hora da limpeza. Se a lavabilidade é um fator importante para você, o melhor é consultar um especialista em tintas, explicar qual será a superfície a ser pintada e escolher a melhor opção para você.
Na Rodrigo Tintas estamos prontos para auxiliar você a ter a melhor experiência em tintas da sua obra, entre em contato para saber mais.